quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasFlavio Giusti e a culinária vegana: preparo de queijo vegano com sementes

Flavio Giusti e a culinária vegana: preparo de queijo vegano com sementes

Você sabia que amêndoas, castanha de caju, sementes de girassol e amendoim podem ser a base para produzir queijos? Isso mesmo, Flavio Giusti, escritor de culinária e criador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do Brasil — acredita que, assim como as sementes, demais ingredientes vegetais podem produzir queijos de excelente qualidade e tão saborosos quanto os de origem animal.

Vegano há mais de dez anos, o empresário Flavio Giusti é muito conhecido pela sua atuação no segmento de culinária vegana e no auxílio a diversas pessoas que estão em busca de realizar a transição alimentar para hábitos mais saudáveis e que respeitam o meio ambiente e os animais: o veganismo.

E, para isso, conta com diversas receitas feitas com ingredientes cotidianos e de preparo relativamente simples, dentre eles o queijo vegano. Graças a luta e crescimento da demanda do público vegano, diferentes receitas e alimentos foram surgindo no segmento culinário, dentre eles, variações muito saborosas de queijos que não necessitam de ingredientes de origem animal.

No parecer do ex-MasterChef Flavio Giusti, eles podem ser produzidos a partir de diferentes ingredientes, de acordo com o paladar de quem os consome. Essas distintas possibilidades são alternativas que permitem criar diferentes variações do queijo vegano, do mesmo modo que funciona com os tradicionais. Dentre os diferentes alimentos-base, pode-se citar a mandioca, a batata, o arroz e, é claro, as sementes.

Benefícios dos queijos veganos de sementes

Flavio Giusti

De acordo com o amante de culinária, Flavio Giusti, os queijos vegetais produzidos a partir das sementes podem ser consumidos, assim como os demais queijos veganos, não somente por esse público, mas também por intolerantes à lactose e ao glúten, pessoas que querem conhecer diferentes culinárias, buscam hábitos mais saudáveis ou, até mesmo, por curiosos.  

E, se tratando dos queijos vegetais produzidos a partir das sementes, existem diversos benefícios à saúde humana. Esses alimentos são altamente ricos em minerais, proteínas e vitaminas do complexo B, responsáveis por reparos hormonais e do sistema nervoso. Além disso, também possuem ácidos graxos, como ômega-3 e ômega-6, excelentes antioxidantes e que previnem o envelhecimento da pele.

Ainda assim, o empresário Flavio Giusti acredita que é fundamental tomar cuidado com os excessos ao consumir queijo vegano feito de sementes, isso porque os produzidos à base de oleaginosas e leguminosas possuem alto valor calórico, semelhante ao dos queijos derivados do leite animal, e, por isso, o consumo deve ser realizado com cautela.

Mais Lidas