quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasDesenvolvimento Sustentável em prática: entenda como essas simples atitudes fazem toda diferença!

Desenvolvimento Sustentável em prática: entenda como essas simples atitudes fazem toda diferença!

O desenvolvimento sustentável não é um tema novo, por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho ressalta que é essencial discuti-lo para que se possa manter a preservação do meio ambiente. Mais do que isso, simples práticas no dia-a-dia podem contribuir de forma positiva para a causa. Sendo assim, se você quer saber quais são essas atitudes, continue a leitura deste artigo! 

Desenvolvimento Sustentável 

Primeiramente, é necessário entender sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem que sejam comprometidas as necessidades das gerações futuras, isto é, sem que as mesmas deixem de ser supridas. Ou seja, é o desenvolvimento que não consome os recursos que serão utilizados no futuro. 

Principalmente com os avanços na indústria e consumo desenfreado, cada vez mais os recursos naturais estão sendo utilizados sem que haja reconhecimento de que eles são finitos. Por isso, o renomado Julio Cesar Hintemann Filho pontua que o desenvolvimento sustentável deve ser estimulado, para que haja uma redução da utilização das matérias-primas e produtos que são finitos. 

Portanto, além das empresas e indústrias, a população deve contribuir para que isso ocorra, sendo assim, confira algumas ações que podem ser tomadas: 

Economizar energia 

Economizar energia pode ser um hábito simples, mas ele fará toda diferença no meio ambiente. Sendo assim, desligue as luzes quando não estiver dentro do cômodo e tire da tomada aquilo que não está sendo utilizado. Além de colaborar com o meio ambiente, com essa atitude você também irá economizar financeiramente, uma vez que o valor da conta de luz será menor. 

Economizar água 

O renomado empresário Julio Cesar Hintemann Filho pontua que a  economia de água é sempre falada quando se trata de sustentabilidade. Isso porque, ela é um recurso finito e essencial para a vida humana. Portanto, não deixe a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes ou lavando a louça, não demore muito tempo quando for tomar banho e não desperdice muito tempo lavando carros e calçadas.  

Evitar o desperdício de comida 

Infelizmente, muitas pessoas desperdiçam comida sem pensar nos prejuízos que este mau hábito pode trazer socialmente, economicamente e ambientalmente. Sendo assim, não compre alimentos em grandes quantidades para que eles não percam sua validade e tenham que ser descartados. Além disso, na hora de se alimentar, não coloque mais do que irá comer, ao invés disso, opte por repetir a refeição.

Separar e reciclar o lixo 

Por fim, Julio Cesar Hintemann Filho enfatiza que separar o lixo para que possa ser reciclado é muito importante. Portanto, não deixe de separar o lixo corretamente, e procure postos que sejam especializados na reciclagem do mesmo. Apesar de pequenas, essas atitudes contribuem de maneira significativa no nosso planeta, então não deixe de colocá-las em prática!

Mais Lidas