quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasConheça os principais livros da literatura contemporânea brasileira 

Conheça os principais livros da literatura contemporânea brasileira 

Procurando por livros contemporâneos brasileiros? Para o amante de literatura Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, estar em contato com esses textos é uma forma de entender a sociedade atual. Isso porque, as produções literárias são grandes reflexos do contexto em que foram produzidas. Portanto, se você quer saber algumas opções, continue a leitura deste artigo até o final!

Literatura contemporânea 

Quando se fala sobre a literatura brasileira, automaticamente, é pensado sobre as produções mais antigas, não é mesmo? Entretanto, apesar de serem de grande importância, é interessante conhecer títulos e autores mais atuais. Sendo assim, confira abaixo algumas obras para você. 

O avesso da pele – Jeferson Tenório 

Lançado pela editora Companhia das Letras, “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, irá expor complexas relações raciais. O enredo, conta a história de Pedro, que depois de perder o seu pai de uma forma brutal, começa uma jornada de resgatar e conhecer o passado de sua família. O entusiasta Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui vislumbra que essa é uma leitura importante que traz grandes questionamentos sobre a realidade. 

Torto arado – Itamar Vieira Junior 

Publicado em 2019, “Torto arado”, do autor Itamar Vieira Junior, tem ganhado bastante visibilidade nos últimos dias. Não é à toa, que esse lançamento rendeu prêmios importantes como o Jabuti de Literatura. A história, situada no sertão da Bahia, irá narrar sobre as irmãs Bibiana e Belonisia e a sua família — todos descendentes de escravos —, mostrando a luta das personagens em emancipar os trabalhadores da terra em que vivem. 

Tudo é rio – Carla Madeira 

Se você busca um livro que traga emoção e grandes reflexões, não deixe de ler “Tudo é rio” de Carla Madeira. Com uma narrativa fluída e envolvente, a autora apresenta a história do casal Venâncio e Dalva, que após uma perda trágica, têm seus destinos mudados. Para o apaixonado por literatura brasileira Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui, a escrita poética da escritora, torna a experiência ainda mais profunda. 

sergio-wilfridojpg
sergio-wilfridojpg

Nova Jaguaruara – Amaurício Lopes 

Gosta de um bom suspense? Então, não perca a chance de ler “Nova Jaguaruara”, de Amaurício Lopes. A história, situada no interior do Ceará, mostra um caso que ocorre todos os dias em uma pequena cidade: ao dar meia-noite, todas as luzes se apagam e a região fica em total escuridão por um minuto. Para entender o que está acontecendo, Vicente e sua equipe de trabalho, vão até o local para estudar as instalações de energia. Entretanto, eles não sabem que o município esconde um terrível passado. 

Gostou? Então, agora que você conheceu algumas opções interessantes de livros brasileiros contemporâneos, não deixe de começar a sua leitura hoje mesmo! O curioso Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui comenta que todas as obras apresentam boas histórias que irão fazer você se emocionar.

Mais Lidas