quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasCom subida do Rio Negro, Manaus prepara operação 'Cheia 2023'

Com subida do Rio Negro, Manaus prepara operação ‘Cheia 2023’

O Rio Negro subiu 3,3 metros desde o dia 1º de janeiro até esta quarta-feira (8), em Manaus. Com a subida das águas, órgãos municipais começam a preparar a operação ‘Cheia 2023’.

Na terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Defesa Social (Semseg) se reuniram para discutir o protocolo da ‘Cheia de 2023’. A reunião aconteceu na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde, segundo a prefeitura, é realizado o monitoramento em tempo real da cidade.

No encontro, foi apresentado um “Plano de Trabalho” que indica as etapas da cheia, os níveis de água e as atividades a serem realizadas em cada fase. De acordo com a Semseg, o planejamento foi construído em conjunto com outros serviços do município que atuarão durante a subida do Rio Negro.

Essa reunião é uma preparação para que as secretarias municipais possam ter um norte e, no caso de uma enchente severa, nós possamos fazer um plano de trabalho voltado para assistir todas as famílias que poderão ser afetadas com as enchentes dos rios”, explicou o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Fernando Júnior.

Segundo a secretaria, no momento, a subida do rio em Manaus ainda não apresenta sinais de severidade. No entanto, o nível vem sendo monitorado. “Hoje, o rio Negro está com mais de 22 metros. Ainda não representa uma enchente de severidade, mas, por conta de eventos passados, nós já fazemos o monitoramento hidrológico, juntamente com o governo federal”, disse Fernando Júnior.

Mais Lidas