quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasVocê sabe qual é a importância do cálcio para a saúde da...

Você sabe qual é a importância do cálcio para a saúde da mulher? Descubra!

Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Isso porque, é ele quem auxilia na estrutura dentária, dos ossos e até nos impulsos nervosos. Apesar da falta ou perda de cálcio ser comum em ambos os sexos, as mulheres devem ter mais atenção pelos motivos que você só saberá se seguir a leitura: 

Você sabe qual é a função do cálcio?

Assim como relembra o Dr. Orcione Guimarães Júnior, o cálcio é um dos principais nutrientes para que o funcionamento do corpo humano trabalhe com precisão, e que mantenha o equilíbrio correto. Além disso, ele também é responsável por ajudar as células na contração muscular e na coagulação sanguínea. 

E é claro, não dá pra ignorar a importância dessa substância para os ossos, dentes e até envolve o bom funcionamento hormonal, além de estar interligado com adrenalina. 

O que a falta de cálcio pode causar?

Agora que você já sabe a importância do cálcio em seu corpo, é interessante saber também o que a falta pode causar. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a falta ou a perda de cálcio pode causar doenças graves, relacionadas aos ossos, como osteoporose e outras. Há também outros malefícios, como o aumento de peso, estresse e ansiedade, crises de depressão. 

Acontece também picos de hipertensão arterial, insônia, diarreia, cáries, unhas que quebram e até a perda de memória. Por essa questão, ingerir o nutriente é mais do que fundamental. 

Como acontece o diagnóstico da falta de cálcio? 

O diagnóstico da perda ou falta de cálcio precisa ser feito por um médico, através de alguns exames, entre eles, o de densitometria óssea, um dos mais modernos e rápidos métodos de conseguir identificar qualquer anomalia causada pela falta de cálcio. Caso tenha algum sintoma, procure ajuda médica. Conversar com um especialista de confiança pode te ajudar a ter uma visão geral do problema, além de conseguir pensar em um plano para tratamento, diz Orcione Guimarães Júnior. 

Por que a falta de cálcio atinge mais as mulheres? 

Por causa da idade avançada, o corpo humano perde um pouco da capacidade de absorver o cálcio presente em alimentos como leite e derivados. Em homens, a diminuição pode chegar a até 1% ao ano. Porém, para mulheres, isso pode aumentar consideravelmente, principalmente após a menopausa. 

Como explica Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a alteração hormonal que acontece durante essa fase delicada da vida feminina é o que coopera para a falta do nutriente, o nível de estrógeno aumenta e aí acontece a desmineralização óssea.

Mais Lidas