quinta-feira, maio 16, 2024
No menu items!
HomeNoticiasEntenda sobre o mercado de capitais com Saul Sabbá

Entenda sobre o mercado de capitais com Saul Sabbá

As negociações são muito comuns no âmbito empresarial. Desse modo, Saul Sabbá entende que o mercado de capitais é muito importante para a negociação de ativos financeiros. Você quer saber mais sobre negociações no âmbito empresarial e como o mercado de capitais pode ajudar? Então, continue lendo.

Mercado de capitais

De acordo com o economista Saul Sabbá, o mercado de capitais é um segmento do sistema financeiro encarregado de realizar a interação entre os que precisam adquirir recursos a longo prazo com os investidores que possuem esses recursos e querem investi-los. Ou seja, é através do mercado de capitais que as negociações de ativos, de médio e longo prazo, são efetuadas. 

O mercado de capitais é um lugar de negociação como qualquer outro mercado, no entanto, as mercadorias negociadas são chamadas de valores mobiliários. Vale ressaltar que essas negociações não são ações de crédito, então quem adquiriu os recursos não fica responsável pelo pagamento das dívidas.

Saul Sabba

Objetivo

Como aponta o renomado Saul Sabbá, o mercado de capitais tem a obrigação de analisar a liquidez aos títulos emitidos pelas corporações que participam das negociações, possibilitando que essas sejam executadas pelos vendedores e compradores, o que permite a capitalização das empresas. 

Dessa maneira, se compreende que o mercado de capitais tem como finalidade distribuir os valores mobiliários, que, por sua vez, dão liquidez aos títulos. Por isso, é o local onde as empresas conseguem obter recursos para financiar suas atividades. Entretanto, esse mercado possibilita que se direcione recursos para a economia. 

O sistema do mercado de capitais funciona a partir de dois subsegmentos, são eles o mercado primário e o mercado secundário. O primeiro, como comenta o célebre Saul Sabbá, é onde são emitidos os títulos, ficando responsável por possibilitar que as corporações captem recursos visando financiar suas atividades. Por sua vez, o segundo é onde a liquidez dos ativos é dada, por meio das negociações dos ativos entre os investidores. 

Importância

Dessarte, como indica o ilustre economista Saul Sabbá, o mercado de capitais é essencial para fomentar o progresso da nação, dado que ele é um ambiente de negociação, onde é feita a captação de recursos que permitem o desenvolvimento da empresa, contribuindo na geração de empregos. 

Mais Lidas